O que tenho a dizer hoje?
Que tal dizer que se acordamos hoje, temos a missão de fazer o dia valer a pena?
Sei que todo mundo já ouviu isto, mas muitas pessoas dariam tudo pra poder se equilibrar sobre as pernas, saborear um bom almoço, ir para seu trabalho...
E nós, que temos tudo isso, o que temos feito? Será que temos aproveitado esse privilégio pra fazer alguma coisa que melhore o dia das pessoas a nossa volta, e por tabela o nosso?
O que temos feito com tudo aquilo que recebemos, e muitas vezes sequer pedimos para ter?
Aliás, seria a vida injusta por distribuir as oportunidades de maneira tão desigual?
Sinceramente nunca consegui entender de verdade porque tantas pessoas passam a vida sem ter a possibilidade de viver mais dignamente. Isso pra mim é um mistério.
Mas não sou daqueles que praguejam contra os infortúnios da vida. Pelo contrário. Injustiça pra mim é quando alguém com condições de crescer, se desenvolver e beneficiar as pessoas a sua volta simplesmente joga suas oportunidades pelo ralo.
Já me flagrei pensando: "Poxa, e se por acaso eu tivesse nascido na África, no meio de uma guerra civil, cercado pela fome e sem a menor perspectiva de uma vida humanamente digna?" São coisas que deveríamos pensar um pouco. Podemos pensar que, ao nos empenharmos nos nossos estudos, trabalho, relacionamentos, enfim, em nossas vidas, estamos de alguma forma fazendo justiça por todos aqueles que não tiveram a possibilidade de ter nada disso.
De repente, esse privilégio de se ter tantas possibilidades nada mais é do que uma imensa responsabilidade.
Será que estou enganado?
Pode até ser. Mas prefiro pensar assim do que ficar sem fazer nada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário