Disciplina é...
Que dias são esses em que precisamos mais do que nunca estabelecer prioridades? Aprendemos forçosamente a dizer não a coisas que normalmente diríamos sim. São aquelas fases importantes na vida de uma pessoa nas quais é necessário fazer certos sacrifícios em nome de um determinado objetivo a ser alcançado. No meu caso, trata-se do período de conclusão de minha tese de mestrado (finalmente!!!!).
Nestes dias posso exercitar algo que volta e meia se mostra como meu calcanhar de Aquiles: a disciplina. Nem sempre nos lembramos de fazer uma lista das coisas a se fazer no dia seguinte e cumprir cada uma dessas tarefas. Mas do jeito que Papai do Céu é bom, Ele acaba nos dando a oportunidade de melhorarmos nossos pontos fracos justamente nos momentos que parecem ser os mais tensos. Sempre um crescimento. Somos levados a olhar um dia de cada vez, concluindo uma etapa após a outra, em vez de olhar o tempo todo para tudo o que falta ser feito (isto sim causaria a inquietação). Quando percebemos, o trabalho está feito, e isto nos alegra. Mas para que isso aconteça, é fundamental a disciplina.
Certo estava Renato Russo na canção "Há tempos", pelo menos em seus versos finais, onde se ouve, entre outras coisas, que "... disciplina é liberdade...". Disciplina... Muita gente tem medo, ou aversão a essa palavra. Ouve-se muitas vezes que é necessário viver a vida enquanto há tempo e nesse raciocínio a disciplina (ou rotina) seria uma algema que nos impediria de viver as pequenas alegrias da vida. Ledo engano. Não nos tornamos escravos de uma rotina, mas livres para chegarmos onde precisamos, como conseqüência de nossos bons atos, nos tornando capazes de realizar nossos sonhos. Isto é liberdade. A vontade de fazer algo bom, que se torna realidade pela realização dos atos necessários para tanto.
Isto é algo que torna nossa vida feliz. Graças a Deus tenho aprendido bastante a respeito.
Um comentário:
Viva! Agora falta pouco!
Eu também acho que a disciplina é fundamental para a liberdade!
Beijos
Postar um comentário