Tanto e tão pouco
Abri o Orkut hoje (sim, acabei voltando pra lá...) e deparei-me com a seguinte frase na minha "sorte do dia": "Seu destino mudou completamente hoje."
Na hora eu pensei que nosso destino nada mais é do que a conseqüência do que fazemos hoje. Mas ao longo do dia esse assunto veio e voltou a cabeça. Tanta coisa que não depende da gente e que vai nos afetar numa determinada hora... Até que ponto podemos planejar o que será nossa vida? Que pretensão a nossa essa de querer decidir como será amanhã, ou semana que vem. Muita coisa pode acontecer sem que a gente seja consultado a respeito. Ao mesmo tempo, tantas possibilidades que temos a cada dia que nasce. Podemos tanto e tão pouco. Temos o leme nas mãos, mas somos passageiros do barco. Será mesmo que temos tanto controle sobre tudo? Pensando melhor, temos o controle do barco, mas não o do mar. E o mar pode os levar para onde ele quiser, se quiser (lembrei até daquela música, Não dá mais pra voltar... quem é de igreja conhece, rsrsrs).
Sei que sempre foi difícil pra mim não ter controle sobre as coisas, não ter certeza de se o que pretendo vai dar certo ou não. Mas acho que isso tem melhorado. A idéia de ter que tomar decisões que serão irreversíveis já não me assusta tanto...
Termino com uma frase que uma pessoa especial me disse um dia: "Confiança é tudo o que precisamos."

2 comentários:
Quanta reflexão o orkut traz!
Paulinho,
Eu também sempre tive medo de tomar decisões.
Ou talvez o medo fosse de ter que acertar nas escolhas, sei lá...
Certa vez, a minha última namorada (Monique) me ensinou um lance de filosofia oriental que mudou minha forma de ver as coisas:
"Não se arrependa de nada que vc fez um dia. Suas decisões são sempre certas.
Se algum dia você achar que poderia ter feito uma coisa de modo diferente, pra obter um resultado melhor, não se desespere.
Fique tranquilo pq mais a frente uma bela oportunidade pra retomar o caminho correto surgirá nas suas mãos"
É mais ou menos isso...
Em suma, não tenha medo de suas escolhas pq vc sempre poderá mudar o rumo da sua vida!
Grande abraço!
Stilpen
Postar um comentário