sexta-feira, 22 de setembro de 2006

Minha vida é andar por este país - A Viagem

Desta vez me senti na própria caravana do Jornal Nacional (a comparação é péssima, mas vem bem a calhar).

Lá fui eu, aspirante a mestre em ciência em Engenharia Mecânica (vulgo mestrando) incursionar no semi-árido nordestino, junto com um professor que também está trabalhando na minha área. A rota (sem trocadilhos...): Rio - Salvador (só duas horas, que pena...) - Vitória da Conquista - Caetité. Aliás, alguém aí sabe onde fica Caetité? Pertinho de onde o pé do Judas começou a sangrar (ou se preferir, a meia hora de carro da pqp... caramba, tô hilário hoje!).

Viagem calma, tirando o fato de termos sido esquecidos pelo carro que nos buscaria em Vitória da Conquista e nos levaria pelos quase 300 quilômetros até Caetité. Tivemos que arrumar um táxi que nos levasse (logicamente reembolsado). Resumo da ópera, saímos do Rio às 10:00 e chegamos lá às 22:00. Tranquilíssimo.

Brincadeiras a parte, a cidade surpreende a quem chega pensando que não vai econtrar nada. Apesar de pequena, tem bastante história, berço de personagens importantes como o ex-governador da Bahia Paulo Souto. Não pude conhecer muito, pois passava o dia inteiro na usina e no início do fim de semana voltei pra casa, mas cheguei a conclusão que aqui no Rio estamos muito mal acostumados. Sim, pode-se viver muito bem sem as facilidades que uma grande cidade oferece e Caetité, encravada no meio do semi-árido, é prova disso. Difícil deve ser se acostumar a ficar longe da praia, hahaha

Mas valeu mesmo porque conseguimos fazer tudo o que precisávamos por lá. Foi um grande aprendizado pra mim e vai ser bem positivo pra minha tese. Enfim, a vida vai andando!

Por último, uma certeza. Minha próxima ida ao Nordeste será rumo a uma bela praia :)

Por agora é só!

OBS.:
Graças a colaboração de Guilherme Otto Brito Koehne este blog pode agora fornecer informações mais precisas sobre a cidade de Caetité. Quem quiser saber mais pode ir no link:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Caetit%C3%A9

4 comentários:

Anônimo disse...

Claro que sei. Tá lá no Google Earth.

Anônimo disse...

Rapaz, falta de cultura é uma cisa séria... se você não sabe nada da história do Brasil, não se meta a besta de falar o que não sabe...
Caetit´não depende da INB, até porque muito pouco é repaassado de fato à cidade... que já existia, e muito bem, muito antes, até msmo de Vitória da Conquista, por exemplo, que você conheceu...
Resumindo... se não sabe, não fale, porque, se falar, falará merda...

Anônimo disse...

A propósito... caso queria se informar um pouco sobre a cultura e história de lugares que, por vfentura, venha a visitar, um bom instrumento é a Wikipedia... veja um bom exexemplo no link:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Caetit%C3%A9

Paulo Moreira disse...

Guilherme, agradeço a contribuição e reconheço que o tom como havia me referido a cidade era até bem preconceituoso. Por isso mesmo mudei o parágrafo que a descreve.
Espero que tenha gostado do resto do blog!